Aborto espontâneo: há fatores que podemos controlar?

A infertilidade é, algumas vezes, um grande mistério que a ciência busca desvendar. Nem sempre conseguimos encontrar explicações para um aborto espontâneo, por exemplo, mas a medicina faz o que está em suas mãos para ajudar mulheres e casais a realizar um sonho.

Há, de fato, algumas questões que estão fora de nosso controle, por exemplo:

  • A ausência de causas específicas para a infertilidade (após a realização de exames);
  • Questões espirituais e religiosas (para as pessoas que têm algum tipo de crença);
  • A própria natureza (nós, humanos, fazemos parte dela).

Por outro lado, alguns de nossos hábitos de vida têm grande impacto na fertilidade, e não podemos deixá-los de lado quando o objetivo é gerar um filho.

Então, quais são os fatores que podemos controlar para favorecer a continuidade saudável de uma gravidez? Vamos responder ao longo deste texto! Acompanhe!

O que causa um aborto espontâneo?

O aborto espontâneo é mais comum do que imaginamos, em torno de 15% a 20% dos casos ou até mais, segundo estimativas. Nesse caso, a interrupção da gravidez é considerada até o quinto mês (20ª, 22ª semana).

Genética e outras possibilidades

As causas do abortamento são variáveis, mas mutações genéticas ou anomalias cromossômicas costumam ser as mais recorrentes.

Esses fatores não são controlados por nós, uma vez que a interrupção da gravidez pode ser o resultado de uma combinação incompatível de genes no processo de formação do embrião.

Além da genética, outros exemplos que interferem são:

  • A idade da mulher (quanto mais avançada, mais provável será o aborto);
  • Alterações no útero (malformações, por exemplo).

5 fatores que você pode controlar e favorecer a fertilidade

Sabemos que cuidar da saúde física e emocional é o primeiro passo no combate à infertilidade. Então, confira algumas orientações para a vida e que estão sob seu controle. 

1. Alimentação saudável

Um organismo nutrido adequadamente, com grande aporte de vitaminas e sais minerais, funciona melhor, simples assim. Alguns nutrientes, como cálcio, ferro e ácido fólico, merecem atenção especial nesses casos.

Por isso, a recomendação é investir em uma alimentação rica em folhas – couve, espinafre e agrião, por exemplo –, bem como peixes, cereais e grãos integrais.

2. Hidratação

Manter o corpo hidratado é tão importante quanto mantê-lo bem-nutrido. Isto é, beba água, constantemente, ao longo do dia.

  • Leve garrafinha com você, na bolsa;
  • Sempre que encontrar um bebedouro, encha a garrafinha;
  • Reforce a hidratação ao praticar atividade física.

3. Atividade física

Já que mencionamos no item anterior, precisamos reforçar que a prática rotineira de atividade física é essencial para as tentantes.

Exercícios físicos ajudam no funcionamento do organismo e liberam neurotransmissores essenciais para o bem-estar.

4. Mente sana

O controle do estresse é um ponto complementar a todos os que já listamos. Quando nos alimentamos bem, ingerimos água e praticamos exercícios físicos, a saúde da mente agradece.

Além disso, práticas meditativas e ioga também são muito indicadas. Devemos ressaltar, ainda, que a carga emocional de um aborto espontâneo é imensa e, por isso, a mulher pode se beneficiar muito dessas atividades. 

5. Sono

Dormir a quantidade de horas suficientes é primordial para quem deseja engravidar. Cada pessoa tem uma necessidade única para o descanso, mas, geralmente, o recomendado é em torno de 6 a 8 horas diárias.

Confira dicas para uma boa noite de sono:

  • Mantenha o quarto em temperatura agradável;
  • Feche as cortinas para deixar o ambiente escuro e ajudar na produção da melatonina – hormônio do sono.
  • Suspenda equipamentos eletrônicos e dispositivos uma hora antes de ir dormir.

Converse com seu médico sobre abortamento

As dicas que listamos nesse texto não excluem um acompanhamento médico individualizado. Portanto, recorra a um especialista em caso de aborto espontâneo. Procure ajuda profissional e faça o possível para minimizar os sentimentos de perda.

Conte com a medicina para fazermos o possível para realizar seu sonho! Tem alguma dúvida? Envie sua mensagem clicando aqui.