Você sabe exatamente quais são as fases do ciclo menstrual? Nós, mulheres, sentimentos na pele tudo o que acontece com o nosso corpo, mas nem sempre entendemos bem o que cada momento significa.

Principalmente para quem sonha em gerar um filho, é essencial ter a compreensão sobre o que vem antes e depois da menstruação. Com essa percepção sobre o organismo, fica mais fácil compreender o que pode estar havendo e, consequentemente, dificultando as chances de uma gravidez.

Por isso, as informações nesse texto têm como objetivo levar esclarecimento para você, tentante ou não, e que deseja ter maior controle do que se passa no ciclo menstrual. Vamos lá!

Quais são as fases do ciclo menstrual?

O ciclo da mulher é dividido, geralmente, em três diferentes fases, além da menstruação, como detalharemos a seguir:

  • Fase menstrual; 
  • Fase folicular;
  • Fase ovulatória;
  • Fase lútea.

Fase menstrual

Esse é, possivelmente, o período mais visível e compreendido entre a maioria das mulheres. É justamente quando a menstruação chega, sendo que seu primeiro dia representa o início do ciclo menstrual.

O que acontece nesse período é o sangramento, devido à descamação da parede uterina. Uma vez que não houve concepção, o corpo da mulher reinicia o ciclo e, assim, sangra por três a sete dias.

Fase folicular

Como essa etapa começa juntamente com o fluxo menstrual, costuma-se dizer que essa é a primeira fase. Ela dura até o 12º do ciclo de 28 dias, em média, e é quando o óvulo se prepara para ser liberado.

Na verdade, o óvulo fica dentro de um folículo ovariano, que vai se amadurecendo nesse período para, então, ser liberado pelo ovário em seguida. Esse folículo fica responsável pela produção do hormônio estradiol, que ajuda a preparar “o terreno” onde o embrião deverá se fixar, ou seja, o endométrio.

Fase ovulatória

Se você é tentante, muita atenção à fase ovulatória, pois essa é a principal para o seu objetivo. Nesse processo contínuo, entre o 13º e o 14º dia, é quando, enfim, ocorre a ovulação.

É nessa fase que o folículo maduro libera o óvulo pela tuba uterina, em busca da fecundação pelo espermatozoide. Da trompa, o embrião passa para a cavidade uterina, onde se fixa.

ATENÇÃO! Na fase ovulatória do ciclo menstrual, é quando ocorre o período fértil, que começa 3 dias antes da ovulação e vai até 2 dia depois, geralmente.

Fase lútea

Muitas mulheres se queixam de Tensão Pré-Menstrual (TPM) nessa fase, uma vez que ela fica entre o período ovulatório e o da menstruação. Com duração de cerca de 14 dias, após a ovulação, nela ocorre um pico de progesterona, produzido pelo folículo, agora transformado em corpo lúteo (ou amarelo).

Caso ocorra a fecundação, o embrião se fixa na cavidade uterina. Caso contrário, ocorre a descamação do endométrio, em forma de menstruação.

O que fazer em caso de ciclo menstrual irregular?

O corpo de cada mulher é único, portanto, a duração do ciclo menstrual pode variar, e isso é normal. Entretanto, algumas apresentam alterações no processo, causadas por condições como a Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP).

Portanto, se a mulher tem como objetivo engravidar, é aconselhado que ela procure orientação médica e, caso necessário, conte com o auxílio das técnicas de reprodução assistida.

Tem dúvidas sobre seu ciclo menstrual? Envie sua mensagem clicando aqui.

Dra. Cláudia Navarro