NOTÍCIAS

Fases reprodutivas da mulher: entenda cada época da vida

Categoria: POSTS

Toda mulher passa por diferentes fases biológicas durante a vida. O sistema reprodutor feminino tem como etapa inicial a menarca (primeira menstruação), que firma o fim da infância e pode ser considerado um dos períodos mais marcantes das fases reprodutivas da mulher.

Conheça e entenda agora cada ciclo:

Menarca

A menarca, como mencionado antes, se refere à primeira menstruação da mulher, que acontece, comumente, entre 10 e 15 anos, e dá início ao ciclo menstrual, que perdurará até os 50 anos, mais ou menos. É também o período que marca o final da puberdade, quando ela possui um amadurecimento sexual e torna-se capaz de engravidar.

Nessa etapa, o corpo da mulher sofre diversas modificações provenientes do início da produção de hormônios sexuais pelos ovários. O útero evolui, diminuindo o comprimento do colo, em favor do corpo, instalando-se também a maturidade hipotalâmica (maturidade do cérebro).

Idade Fértil

É a fase biológica em que a mulher atinge a plena maturidade, estando totalmente apta para reprodução. Neste período, também conhecido como Menacme, a mulher costuma ter entre 12 e 13 ciclos anuais, 1 ou 2 são anovulatório (ciclo em que a mulher não ovula). Entretanto, a partir dos 40 anos, a frequência de anovulação aumenta, a tensão pré-menstrual torna-se mais frequentes e a capacidade reprodutiva diminui consideravelmente.

Climatério

Está entre as fases reprodutivas da mulher, sendo caracterizada pela etapa da vida em que se dá o processo de transição entre o período reprodutivo e o “não reprodutivo”. Muito confundido com a menopausa, termo que se refere especificamente à última menstruação. O climatério envolve a pré menopausa, a menopausa e a pós menopausa.

Nesse período, os ciclos menstruais também se tornam irregulares, existindo um aumento de intervalo, o que caracteriza uma disfunção menstrual progressiva. A ovulação é cada vez menos frequente.

Com o fim dos ciclos menstruais, aí, sim, a mulher chega à menopausa.  A data da última menstruação caracteriza o fim do ciclo reprodutivo, decorrente da perda da atividade folicular ovariana. A idade é variável, mas a menopausa ocorre, em geral, por volta dos 50 anos, com variação entre 35 e 59 anos.

Senilidade

Nessa etapa da vida, entre 60 a 70 anos, o hipoestrogenismo (níveis de estrogênios abaixo do esperado) se torna crônico. É nesse período também que surgem os sintomas mais acentuados de atrofia da genitália, bexiga instável, osteoporose, diminuição da capacidade cognitiva e perda considerável de libido.

Conclusão

Finalmente, pode-se concluir que as fases reprodutivas da mulher são diferentes e envolvem cuidados específicos em cada delas. A manutenção de um estilo de vida saudável, atividades físicas e um acompanhamento regular com profissionais especializados são fundamentais para que, em cada fase, a mulher possa desfrutar de saúde e qualidade de vida.


COMENTÁRIOS

Dra. Claudia Navarro CRM 21.198 / RQE 38.556 Diretora clínica da Life Search e membro do corpo clínico do Laboratório de Reprodução Humana do Hospital das Clínicas da UFMG.
INSCREVA-SE PARA NOVIDADES
Todos os direitos reservados a Claudia Navarro. Desenvolvido por Agência Salt.