O que significa
Em um ciclo natural, com raras exceções, a mulher produz um óvulo por mês. Na medicina reprodutiva, existem alguns protocolos de estimulação ovariana que são usados para ajudar as mulheres a produzirem mais óvulos em um único ciclo.
Portanto, mesmo que você ovule, é necessário que se faça a estimulação ovariana.
São diferentes protocolos e cada um deles tem suas próprias características, principalmente em relação ao bloqueio hipofisário (medicamentos usados para evitar uma ovulação precoce durante a estimulação), escolhido com base nas necessidades individuais da paciente).
Quais são os principais protocolos protocolos de estimulação ovariana?
– Protocolo de antagonista:
Neste protocolo, a administração de um antagonista do hormônio liberador de gonadotrofinas (GnRH) é iniciada quando os folículos atingem um tamanho específico. Ele é frequentemente utilizado por sua flexibilidade e menor duração. Uma das indicações é em pacientes com síndrome dos ovários policísticos ou risco aumentado de hiperestimulação ovariana.
– Protocolos de agonista:
Esse protocolo envolve o uso de um agonista do GnRH, que pode ser iniciado antes da estimulação (protocolo longo) ou no início da estimulação ovariana (protocolo curto, flare up). O agonista suprime a atividade do eixo hipotálamo-hipofisário, reduzindo a liberação de hormônios LH e FSH.
– Progesterona:
Esse protocolo consiste no uso de progesterona oral, juntamente com a estimulação ovariana. Como ele pode produzir alterações no endométrio, é utilizado nos casos em que não haverá transferência de embrião naquele ciclo. Exemplos são no caso de congelamento de óvulos, realização de biopsia embrionária ou acumulo de óvulos.
Como escolher o melhor protocolo para mim?
A escolha do protocolo depende da avaliação individual de cada paciente, incluindo sua idade, histórico médico, resposta ovariana anterior, saúde geral dos óvulos, entre outros. Cada um tem suas próprias vantagens e desvantagens, e a decisão é feita pelo especialista, de acordo com a melhor opção para a paciente.
Com experiência de muitos anos atendendo e muitas famílias felizes, quero também te auxiliar. Venha e vamos conversar!