Você passou por procedimentos de reprodução assistida e, enfim, teve sucesso e está grávida! Mas, por mais que seja algo que você deseja muito, chegada a hora de cumprir um dos mais incríveis papéis de sua vida, vem a dúvida: como se preparar para ser mãe?
Poucos eventos na vida serão tão inesquecíveis como ter um bebê. Só que, depois do nascimento, virão muitos dias desafiadores, entre os ótimos momentos. O casal precisa se adaptar à rotina, reduzir as horas de sono, a mulher observa seu corpo mudar e há, ainda, demandas vindas do filho.
Co-autora da obra “A jornada para a paternidade: mitos, verdade e o que realmente importa”, a terapeuta Diana Lynn Barnes afirma que, para se tornar mãe, a mulher passa também por uma gestação psicológica, assim como a gravidez física.
Ao se preparar para ser mãe, “você passa 9 meses concentrando-se no carrinho certo ou no berço, mas, o que merece atenção são as estratégias que você pode definir para lidar com essa importante transição da vida”, afirma.
E, é claro, não existe uma preparação 100% eficaz, você acaba aprendendo muito pelo caminho. Mas, existem algumas dicas que podem te ajudar nesse caminho, processo, vamos lá?
- Mantenha a conexão com seu(a) parceiro(a)
Desde que você começa a se preparar para ser mãe, é importante ter o(a) parceiro(a) a seu lado. O carinho e apoio do casal vai fazer toda a diferença no processo como um todo.
Acontece que a rotina irá mudar bastante e, antes mesmo da chegada do bebê, tente criar o hábito de desabafar. Tenha momentos para vocês se conectarem, enquanto se desconectam do mundo.
Quando o bebê chegar, pode ser que você se sinta cansada demais para ter relações sexuais ou mesmo pensar nisso. Nesses casos, essa conversa diária será uma boa forma de manter a conexão entre vocês.
- Converse com outras mães ou gestantes
Procurar por atividades em grupos é uma boa forma de se relacionar com outras mães. Após a chegada do bebê, essas mulheres podem ser suas companheiras também no dia a dia. Vocês poderão compartilhar dúvidas, dicas, histórias e muito mais!
Ter também mães que possam ser suas mentoras, que já passaram por essa experiência e que têm um estilo de criar os filhos admirado por você, é uma boa.
Às vezes, ouvir palavras de aprovação como “você está fazendo um bom trabalho” será o suficiente para que você se sinta bem e adquira mais confiança.
- Fique atenta a sinais de depressão
O risco de depressão pós-parto pode ser avaliado por seu médico. Com esses dados em
mãos, existe a possibilidade de se criar um plano de prevenção, caso você seja mais propensa a sofrer com ela.
Mas, mesmo quem não tem alto risco pode sofrer com a depressão pós-parto. Quando o bebê nasce, seu corpo está em recuperação, aspectos hormonais estão alterados e você pode passar por situações de estresse.
Suplementos e uma rotina de hábitos saudáveis serão seus aliados nesses casos.
- Conclusão
Ser mãe é um processo que tem início junto a seu sonho, mas não se acaba. Preparar-se para ser mãe exige cuidados, atenção e parceria, tanto profissional, de um médico de sua confiança, quanto de pessoas próximas.
Essa tarefa é prazerosa e muitas vezes intuitiva, mas não é simples, tampouco tem regras. Confie em você mesma e seja uma ótima mãe!