Cada gravidez é única.
Esse é nosso ponto de partida para adentrar nesse assunto que mexe tanto com quem sonha em ter uma família maior. Pode ser que uma mulher que atravessou muito desafios para engravidar na primeira vez, engravide com facilidade na próxima tentativa.
Contudo, é comum que ela sinta frustração ao perceber que não está conseguindo engravidar novamente, especialmente se esse já for um assunto delicado, em função da dificuldade para gestar anteriormente. As lembranças e a expectativa de aumentar a família podem provocar emoções que afetarão a tentante.
Nesse sentido, é valioso deixar os “achismos” e os pensamentos negativos para buscar a ajuda de um especialista em Reprodução Humana. Por vezes, a mulher se culpa, atribuindo para si a responsabilidade de não conseguir o segundo filho, se sentindo até mesmo incapaz. Por isso, o acompanhamento psicológico é muito importante nesses casos.
Se você tenta, há pelo menos um ano, engravidar do segundo filho de forma natural, ainda sem sucesso, o momento é de buscar ajuda médica. E não é apenas a mulher: as possibilidades de questões ligadas à infertilidade são as mesmas para homens e mulheres. Então, o casal deve buscar ajuda juntos.
Encarando as dificuldades
Um ponto a ser considerado é a idade da mulher. Esse fator está diretamente ligado ao sucesso de uma gravidez natural. Isso porque, a partir dos 35 anos ocorre uma queda natural da fertilidade da mulher.
Além da diminuição da reserva ovariana, a mulher tem maior chance de desenvolver problemas de saúde, que podem contribuir com o aumento no risco de infertilidade. Entre eles, o surgimento de miomas ou pólipos no útero. Os miomas são tumores benignos e muito comuns. Eles crescem a partir da parede do útero e variam de localização e tamanho. Apesar de ocorrerem com frequência, raramente são a causa da infertilidade.
Por outro lado, a fertilidade do parceiro também deve ser levada em consideração, como a qualidade do semen. Mesmo os homens que já possuem filhos, podem vir a apresentar alterações no espermograma. Por isso, mesmo aqueles homens que já são pais devem realizar um novo o espermograma.
Acompanhamento médico
É natural que com o tempo ocorram alterações no organismo humano, que resultem em possíveis dificuldades de fertilidade. De toda forma, é preciso entender quais os motivos podem estar levando à dificuldade em engravidar do segundo filho, mesmo naqueles casais que engravidaram facilmente da primeira vez. Por isso, é fundamental que sejam analisadas, com profundidade, as questões de infertilidade dos tentantes. Apenas um profissional especialista em reprodução assistida poderá dizer qual a dificuldade real de uma segunda gestação. Mas fiquem tranquilos e busquem por apoio. Estou à disposição na Life Search para ajudá-los. Agende uma consulta. Nosso telefone: 31. 3327-1030