Em se tratando de assuntos como sexualidade e fertilidade feminina, das duas uma: todo mundo tem uma dica infalível ou um baita tabu. Já percebeu isso? Diversos mitos rodeiam esse tema e, por isso mesmo, muitas mulheres se sentem inseguras, sem saber o que é verdade ou mentira.
Uma coisa é certa! Na maioria das vezes, o que é dito não se baseia em fatos. Tratam-se de crenças ou mitos construídos ao longo do tempo e repassados por gerações.
A fertilidade é uma parte importante da vida de muitas mulheres. Quando as coisas não saem como ou quando planejado, os medos e as incertezas começam a surgir.
Para que você possa se proteger dessas desinformações, vamos agora desmistificar alguns conceitos que costumam ser espalhados por aí e clarear o que realmente é verdadeiro.
- 1 – Tomar anticoncepcional por tempo prolongado dificulta a gravidez.
MITO – Esse parece ser o maior mito relacionado à fertilidade feminina. O uso de pílula contraceptiva, adesivo ou DIU apenas interrompe momentaneamente a ovulação. A regularização ocorre com a suspensão do uso do medicamento, podendo ser imediata ou após alguns ciclos. É preciso lembrar, porém, que esse método contraceptivo não impede a contaminação por doenças sexualmente transmissíveis. Essas, sim, são capazes de causar infertilidade.
- 2 – Mulheres com ovários policísticos não podem engravidar.
MITO – A síndrome dos ovários policísticos (SOP) causa alterações hormonais que afetam a ovulação e podem, como consequência, interferir na capacidade reprodutiva. Com o tratamento adequado, a mulher pode engravidar normalmente, sendo recomendado um cuidado redobrado durante a gestação. A gravidez pode ocorrer até mesmo espontaneamente, sem nenhum tratamento. Em alguns casos, a inseminação artificial ou a Fertilizao in vitro também podem ser uma opção.
- 3 – A mulher tem mais dificuldade para engravidar a partir dos 35 anos.
VERDADE – É a partir dessa idade que os óvulos envelhecem, reduzindo em quantidade e qualidade. A grande verdade é que o passar dos anos é inversamente proporcional à capacidade reprodutiva. Além disso, mulheres com idade mais avançada possuem maiores chances de aborto e de malformação fetal. Mesmo nos casos de fertilização in vitro, quanto mais velha for a mulher, menores as chances de conseguir engravidar.
- 4 – Abortos podem interferir na fertilidade feminina?
MITO – O aborto propriamente dito não pode levar à infertilidade, mas complicações e sequelas causadas em razão de procedimentos que seguem o aborto, pode. A aspiração ou curetagem uterina podem resultar em complicações como sinéquias uterinas ou infecções que podem resultar até mesmo em obstrução das trompas, que acabam impossibilitando uma gravidez.
- 5 – Mulheres que se exercitam demais têm dificuldade para engravidar.
VERDADE – Pegar pesado nos exercícios pode alterar a produção hormonal, diminuindo a ovulação devido à alta liberação de endorfina. Mulheres que pegam pesado na musculação ou fazem muitos exercícios aeróbicos (maratonistas, por exemplo) apresentam menor quantidade de gordura no organismo, o que dificulta ainda mais o processo endócrino. Mas estamos falando de atividade física intensa! Atenção!
- 6 – A posição durante a relação sexual interfere na fertilidade.
MITO – Algumas posições podem ser mais ou menos prazerosas, mas nenhuma é capaz de afetar a fertilidade.
- 7 – O estresse prejudica a fertilidade.
VERDADE – Em situações difíceis, de muita ansiedade ou pressão, os hormônios
podem acabar sofrendo variações, alterando o ciclo menstrual, o que de certa forma pode prejudicar a fertilidade feminina. Até mesmo homens podem ter a produção de espermatozoides prejudicada em momentos de estresse extremo.
- Bônus: O homem que fez vasectomia não pode ter mais filhos.
MITO – Embora não relacionado à fertilidade feminina, mas masculina, esse é também um grande mito. Apesar de ser reversível em alguns casos, a tendência hoje é que estes casais já procurem direto as Técnicas de Reprodução Assistida. As chances de sucesso serão inversamente proporcionais à idade da parceira. Quanto mais nova a mulher, maiores as chances de sucesso.
Outros questionamentos acerca da fertilidade feminina e dúvidas sobre o que é mito ou verdade podem acabar surgindo. Para saber mais e ficar informada corretamente, procure um médico da sua confiança.
Caso queira deixar sua dúvida, fique à vontade. Teremos o maior prazer em respondê-la!