Skip to main content

Se você e seu parceiro estão tentando engravidar há algum tempo sem sucesso, (mais de um ano ou de 6 meses para mulheres acima dos 35 anos), vocês podem ter algum problema de fertilidade. A infertilidade é mais comum do que se pensa e existem várias razões pelas quais pode estar demorando mais do que o esperado. Felizmente, graças à reprodução assistida, existem várias maneiras de contornar os possíveis problemas. 

Aqui estão 5 possíveis razões pelas quais você pode estar tendo dificuldade para engravidar:

1. Idade Avançada

À medida que envelhecemos, a fertilidade naturalmente diminui, especialmente para as mulheres, que possuem um número finito de óvulos, e já nascem com todos eles no corpo. À medida que elas ovulam e menstruam, essa reserva ovariana diminui e com o tempo acaba. A qualidade dos óvulos também se deteriora à medida que a mulher envelhece, especialmente após os 35 anos. Este declínio na quantidade e qualidade dos óvulos pode dificultar a concepção.

2. Problemas de Saúde Subjacentes

Certas condições médicas podem afetar a fertilidade, como: endometriose, síndrome dos ovários policísticos (SOP), problemas de tireoide, diabetes e doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) não tratadas. Essas condições podem interferir na ovulação, na saúde dos óvulos ou na capacidade do útero de sustentar uma gravidez. Consultar um médico especialista é crucial para investigar e tratar possíveis causas subjacentes.

3. Problemas Genéticos

Algumas mulheres podem ter dificuldades para engravidar devido a problemas genéticos que afetam a qualidade dos óvulos, a capacidade de fertilização ou a implantação do embrião. Alterações cromossômicas e mutações genéticas podem levar a falhas na concepção ou a abortos recorrentes. Testes genéticos podem ajudar a identificar essas questões e possibilitar tratamentos adequados.

4. Problemas com a Ovulação

Algumas mulheres não ovulam regularmente ou têm ovulação irregular devido a distúrbios hormonais ,falta de nutrientes necessários no corpo ou alterações corporais (muitas mulheres com um peso muito acima ou abaixo do ideal não ovulam) . Sem uma ovulação regular, a liberação de óvulos viáveis para fertilização pode ser comprometida. Testes de ovulação e monitoramento do ciclo menstrual podem ajudar a identificar e tratar problemas de ovulação.

5. Obstrução das tubas uterinas

Problemas nas tubas uterinas, como infecções, endometriose ou cicatrizes, podem bloquear o caminho dos óvulos até o útero, impedindo a fertilização. Exames de imagem, como a histerossalpingografia, podem identificar obstruções e permitir o tratamento adequado, aumentando as chances de uma gravidez bem-sucedida.

Conclusão

Se você está tendo dificuldade para engravidar, não hesite em procurar um médico especialista em reprodução assistida. Com os avanços da medicina reprodutiva, existem muitas opções de tratamento disponíveis para ajudar a superar problemas de fertilidade. Lembre-se de que a infertilidade é um desafio comum e, com o apoio adequado, muitas mulheres conseguem engravidar.

Agende sua consulta neste link