Skip to main content

A síndrome dos ovários policísticos (SOP) não precisa ser uma barreira para quem deseja engravidar. Com várias opções de tratamento eficazes disponíveis, é possível aumentar significativamente as chances de ter um bebê. Neste artigo, vamos explorar tudo o que você precisa saber sobre a SOP e a gravidez.

O que é a Síndrome dos Ovários Policísticos?

A SOP é uma condição hormonal comum que afeta mulheres em idade reprodutiva. Ela ocorre devido a um desequilíbrio nos níveis de hormônios femininos e masculinos (androgênios), resultando no desenvolvimento de pequenos cistos nos ovários.

Esse desequilíbrio hormonal pode causar sintomas como irregularidade menstrual, dificuldade para engravidar, ganho de peso, acne e excesso de pelos corporais.

Como a SOP afeta a fertilidade?

A principal razão pela qual a SOP dificulta a gravidez é a anovulação (ausência de ovulação regular). Isso ocorre por um desequilíbrio hormonal. Sem a liberação mensal de um óvulo, engravidar naturalmente se torna mais complicado. Além disso, fatores como resistência à insulina e excesso de peso também podem prejudicar a fertilidade em mulheres com SOP.

Possíveis tratamentos para engravidar com SOP

Mudanças no estilo de vida


A primeira conduta para pacientes que tem SOP e desejam engravidar, é a mudança de hábitos de vida. Atividade física, perda de peso e alimentação saudável são essenciais, sendo que apenas com essas mudanças, algumas pacientes voltam a ovular e podem engravidar naturalmente.
Graças aos avanços da medicina reprodutiva – para aquelas pacientes que não engravidaram apenas com as mudanças no estilo de vida-, existem algumas opções de tratamento disponíveis que podem contornar os problemas causados pela condição:

Indução da Ovulação

Aqui, alguns medicamentos indicados por um especialista estimulam a ovulação regular, o que aumenta as chances de uma gravidez. Esses medicamentos podem ser orais ou, naqueles casos em que a paciente não respondeu à medicação oral, a opção será o uso de injeções. Importante ressaltar que o uso de indutores de ovulação deve ser acompanhado por profissional médico, através do rastreamento de ovulação por ultrassom. Isso irá permitir avaliar se a paciente está realmente ovulando, acompanhar o endométrio e diagnosticar o crescimento de múltiplos folículos, o que pode resultar em gravidez múltipla ou hiperestimulação ovariana.

Fertilização In Vitro (FIV)

Quando a indução da ovulação não traz resultados positivos, a indicação é a realização de FIV. Ela envolve a estimulação ovariana, coleta de óvulos, fertilização em laboratório e transferência de embriões saudáveis para o útero. Assim, a mulher tem chance de engravidar por meio desse tratamento.

Conclusão

Não desista! E não se esqueça que cada paciente deve ser avaliada individualmente para saber qual a melhor conduta a ser tomada.

Se você tem ovários policísticos, não perca as esperanças de realizar seu sonho de ter filhos. É possível encontrar o tratamento ideal para o seu caso.

Muitas mulheres com SOP conseguem engravidar com sucesso. Agenda sua consulta e mantenha uma atitude positiva. Siga firme rumo à realização do seu sonho!