O procedimento de coleta ovular é uma das etapas mais relevantes da fertilização in vitro, a FIV.
A coleta de óvulos é um importante procedimento da reprodução assistida, sendo uma das etapas essenciais da fertilização in vitro. Ela é realizada para a obtenção de óvulos – tanto para que sejam fertilizados em laboratório ou congelados, nos casos de preservação da fertilidade.
Por ser uma parte fundamental do processo, a coleta dos gametas pode gerar curiosidade nas mulheres que avaliam se submeter ao tratamento e tornar o sonho da maternidade real. Por isso, vou explicar como é o procedimento.
Preparação
A mulher que irá se submeter à coleta passa por exames para averiguar sua saúde e a qualidade de seus óvulos. Estando tudo de acordo, são prescritos medicamentos que estimulam os ovários a liberar mais óvulos em um único ciclo. Essa é a primeira fase, a estimulação ovariana, realizada por medicamentos injetáveis que fazem com que vários folículos cresçam nos ovários.
A estimulação ovariana é acompanhada pela ultrassonografia (rastreamento da ovulação) para avaliar o crescimento dos folículos ovarianos que abrigam os óvulos. Acompanhar a maturação folicular é fundamental para a escolha da data ideal para a coleta. Para isso, a maturação é conjugada com o ultrassom transvaginal a cada 2 ou 3 dias.
Como funciona
A realização da coleta demanda da paciente jejum de pelo menos oito horas, em função da sedação, um tipo de anestesia que permitirá que a paciente “durma” durante a captação e não sinta nenhum incômodo durante o processo.
É realizada uma aspiração dos óvulos por meio de uma agulha guiada por ultrassom transvaginal, até chegar aos ovários, penetrando os folículos para a punção. O aparelho faz uma sucção do líquido folicular, com muito cuidado, para manter o estado dos óvulos contidos dentro deles. O processo dura cerca de 30 minutos.
Em seguida, o liquido folicular aspirado será analisado por um embriologista, através de microscópio, e os óvulos presentes são avaliados. Aqueles que estiverem maduros passam pelo processo de criopreservação ou são fertilizados. Óvulos imaturos podem ficar em cultivo e, se atingirem a maturação serão posteriormente congelados ou injetados
No congelamento ou criopreservação, os óvulos são vitrificados e congelados em nitrogênio líquido a 196ºC negativos. Lá, eles podem seguir por vários anos em estado de preservação.
Orientação médica
É recomendado que a paciente permanece em repouso no dia da coleta. Se tudo correr bem, no dia seguinte, a paciente poderá retornar às atividades normais. Cada organismo é único. E, para compreender as especificidades de cada procedimento, é necessário um bom acompanhamento médico. Os protocolos devem ser individualizados para cada paciente, de acordo com o seu histórico e a situação em que ela se encontra.
Estou por aqui para esclarecer e realizar todos os procedimentos com excelência, a fim de que seu sonho se torne real o mais breve possível.
Quer agendar uma consulta comigo? Entre em contato com minha equipe na Life Search.