Um novo ano se inicia e, com ele, a vontade de realizar os sonhos que deixamos na gaveta!
Se um dos seus planos é ter um bebê, estas informações são para você. Afinal, os cuidados com a saúde devem ser iniciados antes da concepção, aumentando suas chances de engravidar e ter um bebê saudável.
Como é uma decisão conjunta, que impacta a família e muda a vida, um bom passo inicial é conversar francamente e estar em acordo com o parceiro, ou a parceira, e demais pessoas que estão ligadas intimamente ao sonho. Parece coisa simples, mas alinhar tempo e valores é fundamental quando se trata de ter um bebê.
O emocional é de extrema importância. Portanto, promova bons diálogos, esclareça o que for preciso e siga adiante! A qualidade da relação vai colaborar com as tentativas. Cuide da saúde mental, evitando preocupações, ansiedade e estresse, sensações que podem interferir nas tentativas de engravidar.
A partir disso, compreenda que cada organismo é único. Não se compare com outras mulheres, cada uma tem seu tempo. A espera, para algumas, pode demorar menos e, para outras, mais. Seja generosa com você e com seu corpo!
Cuidados com a saúde física
Quando o interno estiver alinhado, partimos para ações que envolvem um bom planejamento para a gestação.
É fundamental avaliar a saúde do casal. Visitem um médico e busquem informações sobre os cuidados necessários nessa fase. Vocês devem discutir com seu especialista sobre histórico médico familiar ou problemas em alguma gravidez anterior.
Também é necessário conversar sobre condições médicas, estilo de vida e comportamento, vacinas e medicamentos que você estiver tomando.
O estilo de vida do casal impacta na qualidade dos gametas, óvulos, na mulher, e espermatozoides, nos homens. Ter uma vida saudável, com noites bem dormidas, uma alimentação equilibrada e sem abusos de bebidas, drogas e afins, é primordial para a saúde do bebê. Para mulheres, de forma especial, o sobrepeso e a obesidade aumentam os riscos de complicações na gestação, doenças do coração, diabetes gestacional e até alguns tipos de câncer (mama, colo de útero e endométrio).
O contrário também pode trazer riscos: estar abaixo do peso também apresenta riscos sérios. O mais recomendado é manter um peso saudável, se necessário, com uma dieta antes da concepção. A prática de atividades físicas também pode auxiliar bastante.
Pesquisar o histórico familiar também pode ser importante para a saúde do bebê. Se houver alguma condição genética relevante, compartilhe com seu médico, que poderá encaminhar para aconselhamento genético, se for preciso. Além disso, dessa forma você poderá identificar questões ligadas a perda de bebês ou infertilidade.
Se houver alguma situação específica, como abortos, idade avançada ou alguma questão de saúde, procure por um especialista em reprodução assistida.
Que seu 2023 seja iluminado! Se precisar, agende uma consulta. Trabalharemos juntos para a realização do sonho de sua família!