Skip to main content

Para aqueles que sonham em ter um filho, mas enfrentam problemas de fertilidade, a doação de óvulos pode representar uma luz no fim do túnel. Este procedimento oferece uma oportunidade para que casais superem obstáculos específicos, como falta de reserva ovariana, qualidade comprometida dos óvulos, idade da mãe muito avançada, problemas genéticos ou outros problemas relacionados à fertilidade.

Como funciona a doação de óvulos no Brasil?

No Brasil, a doação de óvulos, sêmen e embriões é regulamentada pelo Conselho Federal de Medicina – CFM, através da Resolução 2.320 de 2022. O processo é voluntário, anônimo na maioria dos casos e sem fins lucrativos ou comerciais. É possível, inclusive, a doação direta entre parentes de até quarto grau, como pais, filhos, avós, irmãos, tios e primos.

Quem pode ser uma doadora de óvulos?

Para ser uma doadora de óvulos, a mulher passa por uma triagem rigorosa, que inclui exames médicos, histórico de doenças familiares e avaliação genética. Mulheres com menos de 35 anos são preferidas para a doação, e há uma idade limite de 37 anos. Os riscos do tratamento são mínimos e considerados raros, desde a estimulação ovariana até a coleta de óvulos.

Para quem a doação de óvulos é indicada?

A doação de óvulos é indicada para casais que não conseguem engravidar devido à baixa reserva ovariana; baixa qualidade dos óvulos; que fazem FIV;  idade muito avançada da mãe; problemas genéticos ou outros problemas relacionados à fertilidade.

Também pode ser uma opção para mulheres que realizaram vários ciclos de fertilização in vitro sem sucesso. Ela também é utilizada na FIV para casais gays que querem ter filhos biológicos e pais solteiros que desejam ter filhos. 

Doação de óvulos para casais gays

A doação de óvulos também é utilizada para a FIV em casais gays, na qual se usa um óvulo doado e uma barriga solidária. Nesse procedimento, um embrião é formado a partir desse óvulo doado e o espermatozoide de um dos pais. Depois, caso tenha sucesso e gere uma gravidez,  o bebê é gerado por meio da barriga solidária. O mesmo é feito com pais solteiros. 

Conclusão

A doação de óvulos oferece a chance de realizar o sonho de ter um filho para aqueles que enfrentam dificuldades na jornada da fertilidade. Com o avanço da ciência e a regulamentação adequada, essta alternativa torna-se uma opção viável para muitos casais.