Skip to main content

A chegada de um novo ano traz à tona diversos planos, seja na vida pessoal ou profissional. Para muitas mulheres, ter filhos também entra na lista de metas para o ano seguinte. No entanto, em muitos casos, devido a diversos fatores, é comum ir deixando os planos de uma gravidez cada vez mais para frente. 

Porém, o organismo feminino possui prazos e a capacidade reprodutiva cai consideravelmente a partir dos 35. Para essas mulheres, que estão alavancando suas carreiras profissionais, ainda não se sentem prontas para assumir a maternidade ou ainda não encontraram o parceiro ideal, o congelamento de óvulos pode ser uma alternativa. 

Isso porque congelar óvulos é uma forma de preservar a fertilidade no auge da capacidade reprodutiva, entre 20 e 35 anos, para que, no futuro, quando decidir engravidar, a paciente tenha óvulos saudáveis à disposição. Dessa forma, apesar de não haver uma garantia, ela aumenta as chances de realizar o sonho da maternidade.

Se esse é o seu caso e você está pensando em congelar seus óvulos neste ano, veja a seguir como funciona o procedimento.

O que é o congelamento de óvulos?

O congelamento de óvulos é uma técnica de reprodução assistida utilizada para ajudar no planejamento reprodutivo, aumentar as chances de uma gravidez, mesmo quando a capacidade reprodutiva estiver em queda, o que ocorre, geralmente, após os 35 anos. 

Esse é um método muito buscado no Brasil. Em 2020 e 2021, foram realizados, no país, mais de 21 mil ciclos, com 154.630 óvulos congelados, de acordo com 14° Relatório do Sistema Nacional de Produção de Embriões (SisEmbrio).

Fertilização in vitro

Com o congelamento de óvulos, o gameta feminino pode passar anos conservado para que, em momento oportuno, seja fecundado por meio de uma Fertilização In Vitro, e o embrião seja transferido para o útero da futura mãe. 

Embora a medicina não seja uma ciência exata, com garantias, as chances de uma gravidez por Fertilização In Vitro, utilizando óvulos congelados, são bem altas. A taxa de gravidez na FIV é de 60%. As chances de gravidez são maiores para as pacientes que congelaram antes dos 35 anos. Após esta idade, essas chances caem rapidamente de acordo com a idade no momento do congelamento.

Esse procedimento tem se tornado cada vez mais comum. Em 2021, foram realizados 45.952 ciclos de Fertilização In Vitro no Brasil, de acordo com o 14° Relatório SisEmbrio.

Como funciona na prática?

Quando se decide pelo congelamento de óvulos, a mulher passa por alguns procedimentos.

Primeiro, esse óvulo precisa ser coletado. Para isso, é necessário que a mulher faça exames para avaliar a sua saúde e, em seguida, passe pelo processo de estimulação ovariana. Nesse caso, ela recebe medicamentos injetáveis que fazem com que vários folículos cresçam nos ovários, fazendo com que libere mais de um óvulo no mesmo ciclo.

Depois, é preciso escolher a data para coletar os gametas. Para que isso seja possível, a mulher precisa passar pelo rastreamento da ovulação, que irá dizer o momento certo que esses gametas poderão ser retirados. Esse rastreamento é feito via ultrassonografia endovaginal, a cada 2 ou 3 dias.

Quando os gametas estão maduros, a paciente irá realizar a coleta, em ambiente cirúrgico. No momento do procedimento, a paciente recebe uma sedação, que permitirá que não sinta qualquer incômodo. Por causa dessa sedação, ela precisa ficar de jejum por oito horas.

Durante o procedimento, o líquido dos folículos (que contêm os óvulos) é aspirado através de uma agulha guiada por ultrassom transvaginal. Quando essa agulha chega aos ovários, ela penetra os folículos para a punção, com a ajuda de uma bomba de sucção. É um procedimento rápido e dura cerca de 30 minutos. A paciente permanece cerca de duas a três horas em observação.

Depois disso, é só voltar para casa e ficar de repouso. Geralmente, o médico orienta um dia sem atividades de esforço. Mas cada caso é tratado individualmente.

Criopreservação

A criopreservação é o processo de congelamento desses gametas coletados. O líquido folicular aspirado é entregue ao laboratório, onde os embriologistas irã separar os óvulos através de um microscópio. Os gametas passam por uma análise para avaliar a qualidade e a maturidade.  Em caso de óvulo imaturo, ele vai para cultivo, e só depois é congelado.

Os óvulos são vitrificados e o congelamento ocorre a 196ºC negativos, em nitrogênio líquido. Após esse processo, eles podem passar vários anos nesse estado.

Em quais casos é indicado?

O congelamento de óvulos é indicado para o planejamento reprodutivo de mulheres, casadas ou solteiras, que, por algum motivo, querem adiar a gravidez mais alguns anos.

Também é uma alternativa em casos de risco de infertilidade ou esterilidade após tratamentos clínicos ou cirúrgicos. Paciente oncológicas, por exemplo, correm risco de ficar inférteis devido à quimioterapia. Nesses casos, a coleta dos gametas antes do tratamento é uma forma de preservação da fertilidade para que uma gravidez seja possível após curar a doença.

Quando descongelar?

A mulher que optou pelo congelamento de óvulos pode pedir para descongelá-los assim que a decisão de engravidar for tomada por ela ou pelo casal. A partir disso, são realizados todos os processos para uma Fertilização In Vitro. A FIV pode ser feita utilizando o esperma do parceiro ou de um doador anônimo. 

A FIV é realizada em laboratório, onde o embrião precisa se desenvolver em ambiente artificial por cerca de três a cinco dias.

Antes de ser transferido para o útero, no entanto, um outro procedimento pode ser realizado: o diagnóstico genético de embriões

Nesse caso, os embriões fertilizados são analisados e somente os saudáveis são transferidos para o útero. Essa é uma forma de evitar doenças de origem genética no bebê.

O número de embriões a serem transferidos é limitado a 2 para mulheres até 37 anos, e 3 para mulheres acima dessa idade. 

Mas não demore!

A decisão de utilizar o gameta congelado precisa considerar a idade da mulher.

No Brasil, a FIV só deve ser realizada até os 50 anos. Além disso, à medida que a idade avança, fatores alheios à fertilidade também podem surgir, afetar a saúde da mulher e interferir na gravidez. Com o passar dos anos, novas enfermidades, como hipertensão, por exemplo, podem acometer a paciente e tornar a gravidez uma gestação de risco.

Por isso, converse com seu especialista e peça orientações sobre o momento ideal. Vale lembrar que cada caso é individualizado e vai demandar orientações diferentes. 

Então, se você optar pelo congelamento de óvulos em 2023, estou à sua disposição. Agende uma consulta comigo e vamos conversar!

Entre em contato com minha equipe na Life Search e agende sua consulta.